Ossos

Algumas pessoas imaginam os próprios ossos como “estruturas duras e sem vida”. Mas isso é um equívoco. Os ossos do nosso corpo são tecidos vivos. Eles têm seus próprios vasos sanguíneos e células vivas, que os ajudam a crescer e a reparar-se. Além disso, proteínas, sais minerais e vitaminas também formam o tecido ósseo.

No nosso nascimento, nossos ossos são formados, em sua maior parte, por uma cartilagem parecida com a do nosso nariz e orelhas. Durante a infância e adolescência, a cartilagem cresce e é lentamente substituída pelo tecido ósseo. Estes ossos fundem-se e formam o ossos do esqueleto adulto, que são cerca de 206.

As principais funções dos ossos são:

  • Fornecer suporte estrutural para o corpo;
  • Fornecer proteção aos órgãos vitais;
  • Prover um ambiente seguro para a medula (onde as células sanguíneas são produzidas);
  • Agir como uma área de armazenamento de minerais (como o cálcio).

Crianças e adolescentes formam novo tecido ósseo mais rápido do que perdem. Mesmo depois que as crianças e os adolescentes param de crescer, eles continuam a produzir mais massa óssea do que a quantidade que perdem. Isso significa que seus ossos continuam crescendo e se desenvolvendo até atingirem o que os especialistas chamam de pico de massa óssea, momento no qual você tem a maior quantidade de massa óssea da sua vida. O pico de massa óssea geralmente ocorre entre as idades de 20 e 30 anos, dependendo de alguns fatores, como gênero, carga genética e a prática de exercícios físicos. Quanto mais massa óssea você tem no momento do pico de massa óssea, menor a probabilidade de você quebrar um osso ou de desenvolver osteoporose, mais tarde.

Conforme você envelhece, você perde mais massa óssea do que forma. Na meia-idade, a perda óssea geralmente acelera-se em homens e mulheres. Nas mulheres, isto ocorre principalmente após a menopausa, quando os níveis de estrógeno caem bruscamente. De fato, depois de 5 a 7 anos da menopausa, as mulheres podem perder até 20 % ou mais de sua densidade óssea (ou massa óssea).

A osteoporose ocorre quando você perde mais massa óssea do que seu corpo consegue produzir, isto por vários anos. Portanto, nunca é tarde demais, em qualquer idade, para tomar medidas para proteger seus ossos.

No campo MOLÉSTIAS no menu superior do site, vamos abordar as doenças que acometem os ossos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *