Cartilagem

A cartilagem é um importante componente estrutural do corpo. É um tecido firme, mas é mais macio e mais flexível do que os ossos. É um tecido conjuntivo encontrado em muitas áreas do corpo, incluindo:

  • As articulações (juntas entre os ossos), como, por exemplo, os cotovelos, joelhos e tornozelos;
  • Extremidades das costelas;
  • Orelhas e nariz;
  • Brônquios ou vias aéreas.

A cartilagem é composta por células especializadas chamadas condrócitos. Os condrócitos produzem grandes quantidades de matriz extracelular composta por fibras colágenas, proteoglicanos e fibras de elastina. Não há vasos sanguíneos na cartilagem para abastecer os condrócitos com nutrientes. Em vez disso, os nutrientes se difundem através da cartilagem. Devido à falta de vasos sanguíneos, as cartilagens crescem mais lentamente do que os outros tecidos do corpo.

A principal função da cartilagem nas articulações é evitar o atrito entre os ossos. Quando existe atrito, temos desgaste das estruturas e alterações da anatomia local, como os osteófitos que aparecem nos ossos, popularmente conhecidos como “bicos de papagaio”. Por este motivo, só conseguimos viver muitos anos mexendo bem as articulações por causa da cartilagem. Uma vez perdida, teremos dor, inchaço e perda de movimento na articulação.

No campo MOLÉSTIAS do site, abordamos as doenças que acometem as cartilagens.

2 Comments

  1. Olá, tenho 40 anos e em minha ascendência, tenho muitos relatos de artrite e artrose, por parte de mãe, avó… Há um mês comecei a sentir, no dedo mínimo da mão esquerda, inchaço, vermelhidão e dor, na articulação. O q posso começar a fazer para retardar ou parar estes sintomas, que parecem com artrite. Obrigada

    • Obrigado pelo seu comentário, Tania,
      Primeiro devemos examinar e ter certeza que realmente se trata de um quadro inicial de artrose. Em caso positivo, podemos preescrever medicações e exercícios para minimizar os sintomas e retardar a progressão da doença.
      A disposição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *